É impressão minha ou isto é fundamentalismo?

Já há dias tinha dado aqui notícia da actividade do grupo católico Mãos Erguidas, que se planta à porta da Clínica dos Arcos a rezar. Ontem, no canal público, pude conhecer, em discurso directo, o que pensa esta gente.
Para conter a minha raiva e evitar o uso de palavrões, fui recuperar as vozes dissonantes, dentro do catolicismo, sobre o aborto e fui rever o que pensam as Católicas pelo Direito de Decidir:

«O direito das mulheres decidirem sobre seu corpo, a sexualidade e a reprodução deve ser garantido pelo Estado. A tradição teológica cristã permite recorrer à própria consciência para tomar decisões éticas e exercer o sagrado direito de decidir. Por isso, apoiamos quotidianamente a luta pela descriminalização do aborto».

«Ela estava grávida de seis semanas. A sua situação vital era seriamente incompatível com a maternidade e tornava-se-lhe insuportável pensar em dar a sua criatura para adopção. Depois do aborto disse-nos que pensava que a decisão que havia tomado era a correcta, mas que tinha pago o seu preço em lágrimas e dor. Recordo os seus agudos comentários sobre os piquetes de manifestantes que rezavam o rosário em frente da clínica: "Tomavam um símbolo precioso da minha fé e convertiam-no numa arma contra mim"».

A estas mulheres, às Católicas pelo Direito de Decidir, presto a minha homenagem.

3 comentários:

Rombo no Polvo disse...

Também eu.

Mas os católicos e pessoal de saúde que conheço com esta postura são os que andam no terreno a ajudar directamente tantas dessas raparigas e mulheres. E se calhar por isso mesmo, também lhes reconheço o direito de respeitar + quem vêem debaixo dos olhos a fazer a coisa com a consciência de que é, apesar de tudo, uma fatalidade que ninguém deseja ou quem irresponsavelmente quase o usa como método de contracepção.

No entanto, despenalizam, mesmo que possam não concordar e isso é democracia no seu melhor.

Ana Margarida Esteves disse...

Santo Deus, agora põem-se a imitar os Cristãos fundamentalistas dos EUA, ainda por cima com mais de 30 anos de atraso? Só espero que nenhum doido um dia apareça à porta da Clínica dos Arcos de caçadeira em punho...

magda alves disse...

Andrea, Vê me só a caixa de comentários do post de bruno sena martins (arrastão) que se "limitou" a pôr o video da noticia e a frase de uma delas (a do hitler). Os comentários são assustadores , como aliás o é a notícia, http://arrastao.org/sem-categoria/hitler-nao-matou-os-seus-filhos/#comments

Postar um comentário