este filho de imigrantes que não gosta de estrangeiros

No passado sábado, as ruas de 138 cidades francesas disseram a Sarkozy que dispensam a sua política securitária e a consequente expulsão de ciganos. Também as embaixadas e consulados franceses foram ponto de encontro para o combate ao racismo e à xenofobia na Áustria, Bélgica, Espanha, Hungria, Itália, Portugal, Roménia e Grã-Bretanha.
Os milhares que desfilaram não impressionaram certamente Sarkozy porque na sua matemática racista as vozes dos ciganos, dos imigrantes, dos sem-papéis e dos nacionais que não valorizam o privilégio de serem franceses não contam.

Sarkozy anunciou recentemente que a França é demasiado pequena para os cidadãos sem meios duradouros de sustento, ou seja, para além dos ciganos e dos sem-papéis, os pobres e os desempregados também estão a sobrar.

Os milhares de portugueses e portuguesas que residem em França estão incluídos neste pacote. E não será o facto de Sarkozy ter casa de férias na Comporta e usar sapatos de luxo made in Portugal que os dispensará do respectivo chuto no rabo.

Nos anos 1990, Le Pen parecia um anacrónico fascista em ascenção; alguns anos depois, o discurso da Frente Nacional é legitimado pelo actual presidente e convertido em lei.

Mas a escalada securitária está a provocar não só o esfrangalhamento da UMP como a questionar a própria estabilidade governativa. Alain Juppé, presidente da câmara de Bordéus e ex-primeiro-ministro, perguntava, a propósito da proposta de revogação da nacionalidade francesa a quem atente contra as autoridades: «É mais grave matar um polícia quando se é francês, bretão, há X gerações ou quando o somos de segunda geração magrebina?». Villepin e Raffarin, mais dois ex-primeiros-ministros da UMP, criticaram-no publicamente. Bernard Kouchner, ministro dos negócios estrangeiros confessou que ponderou demitir-se na sequência do escândalo das expulsões; Hervé Morin, ministro da defesa, denunciou o «discurso do ódio, do medo e dos bodes-expiatórios»; Fadela Amara, secretária de Estado, manifestou-se contra as propostas relativas à perda da nacionalidade; e até François Fillon, primeiro-ministro, reconheceu um certo mal-estar na maioria governamental e criticou certas propostas desta política securitária.

Por isso a greve e a manifestação em defesa da segurança social e contra o aumento da idade da reforma que hoje decorre em França tem uma importância acrescida. Pode ser que este filho de imigrantes que não gosta de estrangeiros seja o próximo a ser corrido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário