viva a república!











8 comentários:

omegalfa disse...

Viva o Buíça e o Costa!

João Pedro Pimenta disse...

Belo gesto, o de aclamar terroristas que mataram pelas costas. Mas ao menos assumem que esta república nasceu de um crime. Assim sendo, não podem queixar-se dos que mais tarde a derrubaram.

Hugo Dias disse...

Meu caro,
eu nunca referendei a monarquia.

Andrea Peniche disse...

Deixe-me só enumerar alguns crimes da monarquia porque o espaço é reduzido: cruzadas, descobrimentos, analfabetismo, pobreza, atraso, privilégios... Assim sendo, também não se pode queixar dos que mais tarde derrubaram a monarquia.
E responsabilizar o Manuel Buíça e o Alfredo Costa pelo salazarismo é cá um esticanço que eu não lhe digo nada.
Mas isto não é um concurso de crimes, é uma questão de elementar justiça. Entre o voto e a linhagem, não hesito.

João Pedro disse...

Vamos lá aos "crimes": Cruzadas? então impedir o avanço de uma horda de invasors é crime? Muito me conta; o que era bom era ver a bandeira do Islão a fluturar, não era? Os Descobrimentos foram um crime? Uma das mais belas páginas da história da humanidade? E vocÊs é que são os "progressistas";
"Analfabetismo, pobreza, atraso, privilégios": tudo coisas que a república continuou, apesar de quererem passar a mensagem contrária. Ou seja, nada resolveu e tudo agravou. E assim reduziu um país com alguma grandeza ao que é hoje. Aos tiros.

Andrea Peniche disse...

Sabe que D. Sebastião morreu em Alcácer Quibir e não em Alcácer do Sal, certo?! Andava longe a impedir o tal avanço dessa horda de invasores. E, sim, os Descobrimentos foram maravilhosos sob todos os pontos de vista. Que o digam os índios e os mais de 11000 escravos africanos que foram traficados para o Brasil. Mas, enfim, não vou maçá-lo com pormenores.
Vai desculpar-me, mas não consigo livrar-me deste pequeno defeito: aprecio a democracia, gosto de eleições e da soberania popular.

João Pedro disse...

Por democracia não temos de ver factos históricos de forma enviesada. O tráfico de scravos é coisa diversa dos descobrimentos; é um consequeência indirecta, não a causa, além de que a escravatura já existia há muito, em particular nos locais onde as caravelas chegaram; o mito do bom selvagem não explica isso, pois não? Quanto ao d. Sebastião, coitado, perdido pelas areias do Norte de áfrica, por acaso até ia em socorro de um régulo local; mas que eu saiba a reconquista também era parte das cruzadas; ou será que os senhores do pendão verde tinham direito a toda a Península Ibérica excepto Covadonga? Quanto à democracia, também a aprecio, mas nem todos os sectores do estado dependem de legitimidade democrática. Os ingleses têm uma democracia sólida há já muitos anos e dão-se bem com ela.

Anônimo disse...

engracado, a dinastia de aviz tb nasceu de um assassinato, mas isso nao intereca nada para os monerquicos ;)

Postar um comentário