A Relevância das Agências de Rating e o Risco de Abuso de Posição Dominante

«A complexidade do sector em que se insere a actividade das Denunciadas, assim como a dimensão das consequências dela emergentes, requerem explicações prévias à exposição dos factos que indiciam comportamentos presumivelmente criminais e que são objecto da presente denúncia.

Estamos hoje confrontados com uma crise económica e financeira global, que afecta com particular incidência alguns países e os seus povos. Designadamente a Grécia, Irlanda, Espanha e Portugal têm sido submetidos a planos de austeridade no contexto da crise financeira e que importam custos sociais da perda ou redução de direitos fundamentais como o do trabalho, da habitação e até de recursos para a própria sobrevivência.

Ora, o desencadear destas crises decorre de uma responsabilidade concreta, imputável a pessoas e instituições determinadas, nomeadamente aquelas que têm contribuído e beneficiado com os excessos do mercado financeiro.

E, se há que admitir que há graus distintos de gravidade na actuação dos prevaricadores, é inaceitável que continue a prolongar-se a impunidade existente até aqui.

Neste momento, as três mais importantes agências de notação financeira, precisamente as aqui denunciadas, noticiam e divulgam, diariamente, classificações de rating que, com manifesto exagero e sem bases rigorosamente objectivas, penalizam os interesses portugueses, originando uma subida constante, dos juros da dívida soberana.

Esta situação já provocou reacções como a do Presidente da República de Portugal que, como foi amplamente noticiado no dia 1 de Abril último, se manifestou publicamente contra a classificação anunciada para Portugal, e declarou que a situação portuguesa não a justificava de maneira nenhuma, considerando-a um “exagero muito grande”».

Ler o resto do texto e assinar a petição aqui.


3 comentários:

Alex disse...

Como se o problema fosse so esse! Como se as agencias de rating, funcionando em outro modo (existe?) que nao o de monopolio de mercado, resultasse dai uma amenização das consequencias sociais devastadoras destas estruturas transnacionais!
É ser pouco ambicioso criticar a ilegalidade, quando a propria lei nao defende a autonomia dos estados, nem a harmonia social.Mais do mesmo

Carla Reis disse...

Você é grego ou troiano?

alex disse...

As agencias de rating e os doutores sao todos gregos, o resto são desavenças

Postar um comentário