A implosão da escola

Para combater a "insustentabilidade" do país, o PS e a Direita resolvem acabar com o país. Para combater as falhas no sistema de ensino, o PS e a Direita resolvem mandar às favas os mecanismos que poderiam ajudar a que se cumprissem os seus objectivos.

Castigar alunos com comportamentos ilegais é um imperativo na mesmíssima medida em que o é castigar qualquer cidadão com comportamentos ilegais. Mas chumbar alunos automaticamente por estes ultrapassarem um número limite de faltas é não perceber o papel que as escolas devem desempenhar nas sociedades democráticas. E o mesmo se aplica à criação de quadros de honra, à responsabilização dos pais pela sua ausência da escola quando a ela são convocados e à facilitação das retenções. Isto vinga e acalma os espíritos dos esforçados? Certamente. Mas parece-me que a escola, nas sociedades democráticas, deve reger-se por objectivos um pouco menos cínicos.

A polícia não tem meios para apanhar todos os criminosos? Podíamos passar a ter polícia sem a competência de apanhar criminosos. A tesouraria pública não consegue combater a fraude fiscal? E se lhe retirássemos as competências de cobrança de impostos? E por aí fora...

Um comentário:

carlos disse...

Sem estar contra nada do que aqui é dito, acho que a questão dos chumbos deve ser objecto de um debate separado, porque se promete um tema com muito o que dizer.

Deve haver ou não e em que casos ?

Pessoalmente acho que em primeiríssimo lugar se devem diversificar ao máximo as estratégias e recursos das escolas, para acorrerem em apoio dos alunos com dificuldades de aprendizagem.

A reforma que era mais urgente e necessária realizar-se - a dos programas escolares - não foi feita. Mexeu-se em tudo o que diz respeito ao ensino público - quase sempre para pior - e não se tocou no que era mais urgente: Os programas carregados de inutilidades entediantes e a sua carga horária excessíva.

Penso que as reprovações devem continuar a existir, mas sempre como último recurso, e com o objectivo de melhor dotar o aluno das ATITUDES, dos conhecimentos e das competências necessários a poder acompanhar as aulas no ano subsequente.

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