Estratégias de manipulação

O tpc para este fim-de-semana é simples. É aplicar as dez estratégias de manipulação mediática de Noam Chomsky (o texto circula por como alguns/algumas já devem ter reparado) à cobertura noticiosa sobre a cimeira da NATO. Quem quiser poderá responder à segunda chamada aplicando-as à cobertura noticiosa sobre a GREVE GERAL.

Já agora, recordo que estas dez estratégias são: a da distracção; a de criar problemas e depois oferecer soluções; a da gradualidade; a de diferir; a de dirigir-se ao público como crianças; a de utilização do aspecto emocional; a de manter o público na ignorância; a de estimular a ser complacente com a mediocridade; a de reforçar ao auto-culpabilidade; a de conhecer os indivíduos melhor do que eles próprios se conhecem.

Naturalmente nem todas se produzem num caso concreto uma vez que se tratam sobretudo de estratégias de fundo. Mas é importante apresentar exemplos concretos, identificar aqueles que acontecem mais frequentemente e fazer um comentário crítico sobre se este modelo de estratégias de manipulação se cola ou não ao exemplo concreto estudado e à nossa percepção da acção dos meios de comunicação de massas sobre a sua audiência. Será importante ainda procurar identificar outras estratégias de manipulação que possam completar/corrigir este quadro.

Até já!

Nenhum comentário:

Postar um comentário