Importam-se que não fale disso?

Comunistas, pseudocomunistas, criptocomunistas e filocomunistas discutem dos seus assuntos e repartem-se em quatro zonas. Entretidos é que eles estão bem. É deixá-los. Bem vistas as coisas - e é desta que perco de vez a credibilidade - talvez Isaiah Berlin não esteja assim tão longe da razão quando radica a distopia na vontade geral rousseauniana. Daí à classe é um tiro (!) e depois sabe Deus e quem passou por elas. Mas o que verdadeiramente me intriga no contencioso é não ter visto, salvo erro, a bujarda típica do clube de fãs do Fairclough atirada à cara do adversário - e esta, como manda a sapatilha, serve para qualquer um, e em circunstâncias variegadas:

- Quando uso uma palavra* - disse Humpty Dumpty, num tom desdenhoso -, ela significa exactamente o que eu quero que ela signifique, nem mais, nem menos.
- A questão está em saber - disse Alice - se tu podes fazer com que as palavras tenham significados diferentes.
- A questão está em saber - disse Humpty Dumpty - quem é que manda.

*Como aquelas começadas em «comum», que redundam em «comunismo», que não primam pela atractividade ideológica nem suscitam grande paz de espírito.

9 comentários:

ap disse...

Não viste mas descansa que estão lá. Transfere-se a autoridade real, faute de mieux (não resisto a abastardar com o francês), para a profusão de referências e citações e é uma batalha bibliográfica para a história. Contei, mais ou menos explícitas, 20!

Anônimo disse...

muito ódio e desprezo por quem quer discutir o assunto. de rousseau ao estalinismo matando toda a vontade de transformação do capitalismo. é mm de quem não quer ou tem nada a dizer.

João Pena disse...

e na verdade, Tiago, bastava apenas que lhes dissesses que os que resistem ao comunismo, resistem como resistem a tudo o que significar sair do inverno glaciar de há umas dezenas de milhar de anos, em que andavam a matar por aquela poça e por aquele carneiro pós-dinossáurico.O meu francês é fraco e o Fairclough jogou no liverpool, pelo que adorna a pérola como te for conveniente.

Tiago Ribeiro disse...

Anônimo, não exagere.
João Pena, se a bem-aventurada URSS derreteu o glaciar por excesso de calor humano isso é sobretudo um problema ambiental: uma externalidade negativa, não é?

Anônimo disse...

pois é, estamos conversados...

Tiago Ribeiro disse...

Diga lá ao que vem, caro Anônimo. Facilite-me a vida.

Anônimo disse...

tiago, já que falas nisso, podias falar mais desenvolvidamente, digamos... enfim, estou em cima de vocês, rapazes. um posto a criticar o toni e outro a chamar-me criptocomunista? Que merda é esta... Olhem que ainda apareço aí na terrinha para a tal reunião que temos adiada... grande abraço

ap disse...

ui ui... agora é que estás lixado Tiago. Já chamaste a atenção do Homem Novo.

Tiago Ribeiro disse...

ZN: Desenvolvidamente? Sou cardíaco, não posso. Pelas minhas contas és o pseudo, não o cripto. Mas a coisa foi meio rifada. Tiveste sorte em não me lembrar de lusocomunista: fazia - de alguma forma - justiça ao prémio CES :) Aqui só entras de capa e batina. Ordens expressas do Miguel Cardina :) Abc.
AP: Ele não vem da mata, vem da metrópole. Do lado de cá da linha abissal. Descansa a cabeça :)

Postar um comentário