Ética e Estética

Nada tenho contra este projecto artístico intitulado «Monumento ao Desempregado do Ano». Acho até extremamente interessante a subversão do artefacto celebratório, o apelo ao envolvimento colectivo e a tentativa de dar visibilidade à questão do desemprego e da precariedade. Aqui a ética está intimamente ligada ao projecto estético, a arte inseparável da vida. Por isso, os meus parabéns às auto-designadas «artistas/desempregadas/trabalhadoras precárias Andrea Inocêncio e Mariana Bacelar».

Curioso mesmo é o facto deste ter sido seleccionado no «Concurso de Projectos Artísticos - Serralves em Festa 2010». A mesma instituição que despede os seus trabalhadores a falsos recibos verdes premeia uma crítica à sua própria prática. Não terá sido decerto a gestão administrativa a avaliar estas candidaturas, mas sim a direcção artística, mas isso não torna a situação menos caricata. Que a crítica artística se insinue nos interstícios, mas com a certeza de que é preciso muito mais força social para mudar este estado de coisas.

Um comentário:

Tiago Ribeiro disse...

Em geral, toda a razão. E lindo menino, escreve Boltanski nas entrelinhas, para não dar nas vistas e evitar pretensiosismos pequeno-burgueses :) Mas queria apenas perguntar-te uma coisa: o que é a arte separada da vida? (E não vale respostas-tipo, tipo respostas velhas - arte pela arte vs arte ao serviço de coisas qu'interessam - e tipo respostas novas - crítica expressiva desarmada da crítica social. Tipo, estás a ver? Tipo, uma cena a sério.) Obrigadinhos!

Postar um comentário