O que me preocupa...

...nas eleições britânicas. O Partido Trabalhista, a cada guinada à direita que faz, perde o seu eleitorado tradicional, «working class».

Já se sabe que o voto é cada vez menos influenciado pela origem social, inserção (subalterna) nas relações de produção, «comunidade imaginada» que é a identidade de classe, como queiram.

Mas nos escombros do Labour, cresce o British National Party, com mais de meio milhão de votos, sem esquerda que se veja a disputar uma alternativa.

O Respect jogou forte em três circulos eleitorais e perdeu. Boas votações é certo, mas George Galloway não foi reeleito, e Salma Yaqoob, que era a aposta em Birmingham, também ficou de fora. A Trade Unionist and Socialist Coalition, dinamizada por alguns sindicalistas e próxima do Socialist Party, teve resultados negligenciáveis. Em suma, parece-me que se verificou um recuo de anos com o fim da Socialist Alliance, e os conflitos dentro do Respect, com e por causa do SWP. Não digo que as divergências dentro da esquerda britânica não tenham uma base política importante, mas o seu sectarismo e fragmentação é also assustador.

Todos os resultados do/as candidato/as de esquerda aqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário