O Polvo à Lagareiro




A RTP encontra-se neste momento a preparar a estreia de uma série de entretenimento que, na linha de “Cidade Despida”, encetará uma nova fase da ficção policial portuguesa.
Os guionistas, em entrevista ao blogue Minoria Relativa, afirmaram que a inspiração chegou da série clássica dos anos 80 de Damiano Damiani e Luigi Perelli “O Polvo” e que o paralelo para a realidade nacional foi estudado em estreita ligação com o chef Silva, resultando no título “O Polvo à Lagareiro”.
A sinopse diz-nos que a história se desenrola em torno de um polvo que, ao mergulhar nas águas atlânticas chega a um país pequenino. Quando começa a entrosar-se nos negócios locais, descobre que o Governo se prepara para alienar os sectores estratégicos nacionais – transportes, energia, telecomunicações e banca. Quando a sua filha é raptada pelos cozinheiros do Hospital da Luz, o Polvo vê-se forçado a colaborar no esquema, cabendo-lhe a missão de escolher qual a empresa a ser alienada em primeiro lugar.
O protagonista da série portuguesa será Paul, o Polvo, no papel de Comissário Polvo, e como co-protagonistas terá José Sócrates que ocupará o papel de Antonio Espinosa, o mastermind na série original, e Teixeira dos Santos no papel do Professor Sebastiano Cannito. Outros protagonistas serão José Penedos (Advogado Terrasini, o corrupto), Rui Pedro Soares (Tano Carridi, o arrivista) e Zainal Bava (Amilcare Breno, "il macellaio", chefe mafioso).

Fica desde já a transcrição de uma das deixas de Teixeira dos Santos:


“Não sei… não sei. Nem me apercebi. Primeiro, fiz um favor a um amigo. Depois, um superior começou a insistir… mais um favor a um político para obter uma promoção. Chegou uma prenda demasiado grande no Natal. E depois, facilitações na carreira. E, uma vez que fiquei importante, chegou o primeiro cheque como gentileza. Depois o segundo, o terceiro e um pequeno compromisso, depois um maior. Uma chantagem para ceder, uma chantagem para devolver a outros e as chantagens aumentam, multiplicam-se… tornam-se a tua vida.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário