Amanhã, seremos tod@s gays, lésbicas, bis, transsexuais e transgéneros!

Foto da baixa de Coimbra
1ª Marcha contra a Homofobia e Transfobia em Coimbra. Concentração às 16h30 no largo da Portagem.

Amanhã - Dia 17 de Maio - é o Dia Internacional contra a Homofobia e a Transfobia. Porquê? Porque foi a 17 de Maio de 1990 que a Organização Mundial da Saúde decidiu retirar da sua lista de doenças mentais a homossexualidade e que convém (re)lembrar, para os/as "mais esquecidos/as", este dia, assinalá-lo, festejá-lo e fazer com que outros dias marquem a história.

Desde aí, inúmeros (grandes) passos foram dados. E estes não aconteceram sozinhos, "com o tempo". Aconteceram porque houve muitas pessoas, organizadas em associações, movimentos (com grande destaque do Movimento LGBT), estruturas partidárias, etc, ou a título individual - que se mobilizaram para que tal acontecesse. Foi portanto fruto da ACÇÃO, da informação, da visibilidade, da discussão, da ocupação do espaço público, de todo o tipo de iniciativas (das mais institucionais às mais "radicais") que foi possível uma tomada de consciência, uma mudança de mentalidades, mesmo que ainda não acabada, como possívelmente quase tudo na vida.

E é porque ainda há muito por fazer, não só a nível legal mas também, talvez sobretudo, a nível social e cultural, e que as coisas não mudam "por si", que importa continuar. Todos/as.
Não estou certa disso mas parece-me que este ano será possívelmente O ano em que a 17 de Maio vão acontecer mais e diversificadas iniciativas. Devido ao meu maior envolvimento nesta iniciativa destaco, claro, a 1ª Marcha contra a Homofobia e Transfobia em Coimbra! (site da iniciativa: http://www.marcha2010.naoteprives.org/) em que estarei; organizada por várias organizações e pessoas, apoiada por outras tantas; e que espero que, apesar de só ter decidida, delineada e divulgada há pouco tempo, seja bastante participada! Sejamos 30, 40, 50, 100 , ? já será, sem dúvida, uma vitória.
Mas amanhã também haverá:
- Conferência Contra a Homofobia - Identificar e Combater a Discriminação das pessoas LGBT , em Lisboa, organizada pela CIG, a ILGA, a Rede Ex Aequo e a AMPLOS. Ver aqui
- Um Free Hug, depois da conferência, na Gare do Oriente.
- Uma Acção de Rua ,no Porto , organizado pelo Caleidoscópio LGBT e a CASA.
E houve este fim de semana: um Encontro Nacional das Panteras Rosas, no Porto, a 14 e 15 ; Kiss in, em Lisboa e no Porto, a 15 de Maio, pelo Mica-me.
E , por certo, que haverá mais, como debates e sessões em escolas, campanhas de informação, etc. Amanhã, todos/as a assinalar e festejar o Dia 17 de Maio!
Eu vou Porque enquanto mulher, feminista e cidadã, recuso-me a compactuar com discriminações que enquanto sociedade e pessoas só nos enfraquecem e diminuem. Porque não aceito as caixinhas nas quais teimam em nos categorizar. Porque quero contribuir para que todas e todos possamos viver numa sociedade livre de preconceitos. Porque as identidades , os afectos e os amores não obedecem, nem devem obedecer, a ditames de outrém. ( O Meu depoimento para o site da Marcha; no site encontrarão muitos outros).
Adenda: Soube entretanto que também vai decorrer hoje , no Terreiro do Paço, às 22h, uma manifestação pública organizada pelo Rumos Novos - Grupo Homossexual Católico, "Falando acerca do silêncio: Uma vela em homenagem a cada vítima da homofobia".

Um comentário:

Paula Antunes disse...

Estava no outro dia a comentar isso com o Paulo. Nunca houve um 17 de Maio assim em Portugal. É bom, significa que o movimento está a crescer. :)

Postar um comentário