Com que então, quiseram apoiar o Manuel Alegre né?

Pode ser só coincidência mas...na verdade, não me parece :) Mário Soares foi, ainda bem antes das legislativas, um acérrimo , ou quase vá, defensor de José Socrátes e das políticas levadas a cabo pelo seu Governo . Ora, vir agora com declarações tão certeiras, cheira-me a vingançazinha :)

“essas medidas de ataque ao estado social, não vão resolver o problema e vão conduzir a uma outra crise.”
O ex-Presidente da República diz estar de acordo com o desagrado manifestado pelas centrais sindicais e acusa o Governo de estar a privilegiar políticas neo-liberais que só protegem os ricos.

Com que então quiseram, ainda que tarde e a más horas, apoiar o Manuel Alegre não é? Não perdem pela demora..:)

10 comentários:

Alex disse...

Este comentário é tão inócuo como farsola.Que legitimidade tem esta aberração de criticar o Sócrates, que apoiou na campanha? Por acaso prometia ele um programa diferente aquando das eleições? Lança estas farpas para depois assumir a sua própria disciplina de voto e apoiar mais uma vez o partido. É incrível como se pode atribuir algum tipo de relevância e coerência a esta declaração-Ainda por cima Magda, tentas capitalizar isto em função do manuel Alegre. Campanha? (:

magda alves disse...

Alex, apesar de não ter votado no PS nas legislativas e de não me rever de todo nestas e noutras medidas, dizer que alguém que votou PS não pode agora criticar o governo parece me bastante abusivo. Ora releia lá o programa com que o PS se apresentou às legislativas, por muito que não se reveja nele e diga me onde estava previsto um aumento general de impostos, ou um corte em tudo o que é subsidios por exemplo? Não está. Pessoas que votaram e estiveram ao lado do PS aquando as legislativas podem perfeitamente criticar as opções políticas que foram ou estão a ser tomadas ,na medida em que algumas delas estão bem longe , do que tinha sido prometido, etc, etc. O caso de Mário Soares é diferente, ainda que claro pode criticar o que quiser, etc, no seu exercício da liberdade individual, mas esta crítica forte falando em políticas neo liberais e ataque ao estado social destoam muito do que lhe tem sido ouvido (aquando o orçamento de estado, o PEC, etc) e eu relacionei isso com o facto do PS ter apoiado Manuel Alegre (opção que Mário Soares não só tentou a todo o custo evitar como continua dia após dia a dizer que foi um erro). Foi precisamente por não atribuir grande coerência a esta declaração de Mário Soares que avançei esta possível explicação. Quanto à boca da campanha..acertou em cheio claro está, tenho andado aí atarefadíssima com isso e este post fez parte deste meu envolvimento. O que vale é que você não se deixa enganar.

magda alves disse...

Para poupar trabalho a alguns/mas fica já a correcção "aumento geral (e não general) de impostos" :)

Anônimo disse...

Foi general, foi, Magda. E de alta patente!

Alex disse...

Magda antes de mais podes-me tratar por tu pois conheces-me há uns anos! Dai ter mandado a boca da campanha, até porque já assumiste a tua preferência pelo Manuel Alegre...A mim o Alegre causa algum asco pois o seu percurso seguidista representa o que de mais carreirista a politica tem para oferecer ( a sua candidatura independente, a esta altura não apaga todo um percurso). Como tal, o texto parece-me um marcar de pontos a favor do Alegre. Acerca do programa, é uma questão de expectativa para com a politica: não terá surpreendido assim tanta gente, mais uma vez, Sócrates não cumprir o prometido. Assim como a matriz neo-liberal é já um dado adquirido nas governações "socialistas" recentes.

magda alves disse...

Mmhh..Alex de sociologia? oh, desculpa , não tinha percebido que eras tu :) Sim votarei Manuel Alegre como já aqui o disse, e não terei qualquer dúvida sobre o meu votos nestas presidenciais mas daí a veres neste post um marcar de pontos a favor do alegre vai uma distância, era muito mais um "marcar de pontos contra" Um Soares que há muito devia ter denunciado as orientações político-ideológico deste governo e que só agora o faz, não inocentemente. BJI**

André disse...

Eu tenho uma leitura um bocadinho diferente de vós!

Em primeiro lugar parece ser uma pequena Vendetta do Soares, ou "Bochechas" como me foi ensinado!

Em 2º Lugar parece ser um sinal claro de aviso à navegação para dentro do próprio PS, que é necessário ter cuidado com a política que o PS está a fazer no Governo porque em breve o PS pode sofrer com isso!
Soares nota e com razão que o descontentamento está a aumentar, não deve ser alheio ao pensamento político do Sr. que as intenções de voto dão uma descida do PS e um subida do PSD principal adversário do PS no aparelho de Estado!
Também não esquecer algumas palavras ditas pelo mesmo Sr. como conselho ao Primeiro Ministro Actual - que dúzia de medidas (antes das próximas eleições) para português ver para pareçer que o Governo até é um bom Governo e assim aguentar-se no poder mais uns anos apesar das medidas anti-populares que tem vindo o Governo tem vindo a tomar"
Estes senhores pensam ainda que com papas e bolos se enganam os tolos (Toda a vida?), e que os portugueses não tem memória!
Veremos a resposta depois nos diversos acontecimentos e não só nas Eleições!

Quanto ao passado e presente de Alegre também sou muito céptico em relação ao Sr. já vi a prática dele muitas vezes!
Portanto esperar para ver!

Será interessante ver o que o Sr. tem a dizer depois do dia 8 de Julho.

Anônimo disse...

A minha leitura sendo também diferente é mais simplista, porquanto humilde.

Cheira-me a MOFO!

LM

fantasma vermelho disse...

Alegre, o garante da "estabilidade política"? O do apelo à maioria absoluta da "esquerda possível"? O mesmo que garante que com Cavaco, teremos a dissolução da A.R. e portanto, Passos Coelho com ou sem Portas, logo a "saudável" alternância democrática; e que com ele (Alegre) teremos "estabilidade política", ou seja instabilidade diária nas nossas vidas - pobreza, precariedade, combate à crise (fazendo com que os trabalhadores a paguem e com que a classe capitalista em geral enriqueça mais ainda), mais do mesmo, portanto!
Com ele (Alegre) na presidência, teremos uma jogada mais subtil, com uma aparência de esquerda, mais PEC's "inevitáveis" e mais males "necessários", uma transição tipo Durão - Santana, mas desta vez "à esquerda", um qualquer António Costa ou António José Seguro ou outro boy qualquer a implementarem as mesmas políticas: dos cortes, dos aumentos de impostos, da crise permanente excepto quando os bancos precisam, do apertar do cinto prós mesmos de sempre, dos off-shore, dos debates do calibre de "corrupção para acto lícito vs. corrupção para acto ilícito", da dívida interna, da dívida externa, enfim da dívida eterna, da "competitividade" e da "produtividade", do discurso ensurdecedor de que a culpa é tua e só tua se o teu salário perde valor todos os dias, dos empréstimos à UE/FMI/Grécia/bancos europeus com ar "socialista", etc, etc, etc.




É sempre a mesma cantiga?

Alex disse...

É sempre a mesma cantiga, mas não te preocupes que com o Manuel Alegre não muda mesmo nada. A reboque da crise e da inevitabilidade da redução de despesa pública dá-se uma pausa na já por si pálida intenção de social democracia destes barões da esquerda portuguesa. Mas pronto, temos o Alegre como mal menor..Por estas bandas fazem-se diagnósticos perspicazes, e soluções pouco imaginativas e até bolorentas.

Postar um comentário