Escolhas: Golos e Malhões



A Leirisport é uma empresa municipal de Leiria que gere equipamentos e actividades desportivas no Concelho e que é considerada pelo próprio presidente da Câmara, Raul Castro, como "o pior problema da autarquia". É responsável pela gestão do Estádio Municipal de Leiria e prevê-se que, em 2011, sorva mais de 8 milhões de euros do orçamento municipal. A Câmara Municipal de Leiria, preocupada com a quantidade de dinheiro sugada pela Leirisport, pediu ajuda aos especialistas políticos da Deloitte que recomendaram a manutenção da Empresa Municipal ou que, no máximo, se privatizassem os sectores mais rentáveis e que a CML se mantivesse responsável pelos restantes. Recomendou também outras medidas mais modestas mas também mais reveladoras: as pessoas que usufruem do programa ViverActivo (programa de actividade física destinada a pessoas com mais de 55 anos) passassem a pagar pelo serviço.

Já ontem, saiu a notícia de que a CML tinha cessado todos os protocolos existentes com 50 associações culturais, 24 ranchos folclóricos, 11 grupos corais e 4 grupos de música tradicional. Isto para além de ter pago em 2010 o que deveria ter pago em 2009 e de não saber quando pode pagar os montantes relativos a 2010.

O Festival de Jazz da Alta Estremadura, no final do ano passado, viu-se obrigado a reduzir drasticamente de dimensão quando a CML sugeriu diminuir o financiamento de 38.000€ para 8.000€. Aparentemente, assistiram aos 3 espectáculos da última edição 399 pessoas.

Será uma chatice tentar perceber os números mas não custará muito perceber que continua a ser possível definir prioridades e que a conversa da crise e do "não há dinheiro para tudo" não merece um farrapo de consideração. O problema é que as escolhas têm sido constantemente erradas e que o Estado continua a ser assaltado por quem o gere.


Adenda: Entretanto, a fotografia que usei originalmente estava alojada no site do Região de Leiria e, talvez por falta de verbas, sumiu-se. Felizmente, as fotografias do mamarracho não rareiam e posso usar uma do site da BBC à confiança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário